Atriz-pesquisadora, professora, preparadora de elenco, preparadora corporal e vocal de performers, diretora teatral, contadora de histórias, cantora, dramaturga, performer, produtora cultural, figurinista e cenógrafa.
Possui Mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina / UDESC (2012). Graduada em Teatro pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro/ UNÍTALO(2021) em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville UNIVILLE (20007).
É autora do livro A importância do Centro de Energia de Base na preparação vocal do performer – NEA – Novas Edições Acadêmicas. (2015).
Docência em artes: Coordena o Programa Institucional de Artes Cênicas da UNIVILLE (Cia de Teatro da UNIVILLE e Cia de Teatro do Colégio Univille) e o Projeto Palhaçaria e Ludicidade no Ambiente Hospitalar. Docente na Universidade da Região de Joinville, nos cursos de Medicina – componente curricular Artes, Medicina e Sociedade e Propedêutica Médica I – Consultas Encenadas com atividades voltadas à humanização da área da saúde; Curso de Design de Animação Digital – componente curricular linguagem corporal e técnica vocal, e Curso em Educação Escolar Quilombola – componente curricular Corporeidade e Movimento.
Desenvolve trabalho profissional como atriz-pesquisadora, produtora, docente e palestrante da Metamorfose Cia Cênica, onde ministra as oficinas de Brinquedos Cantados, Contação de Histórias, O Centro de Energia de Base do Corpo na Preparação Vocal de Performers, Jogos Teatrais, e Convivência Humanizada: encontro, escuta, empatia e altruísmo e a palestra Calçando outros Sapatos: uma jornada de inclusão e empatia na educação. Ao longo de sua carreira docente ministrou diversas oficinas e cursos de formação de contadores de histórias junto ao SESC- SC, e PROLER- SC;
Contabiliza em sua experiência artística ao longo de 30 anos mais de cinquenta espetáculos, nos quais atou, produziu e/ou dirigiu.
Premiações em Festivais: direção e atuação em Piuí – Um trenzinho Imaginário (FECATE 1996) e O Segredo do Curumim (FECATE 1997). Melhor atriz em S.O.S – Uma Mulher Só (FENATA 2008), tendo com este espetáculo participado do Emcena Catarina do SESC. Junto ao Grupo Fio de Ariadne realizou a montagem de Entre a Espada e a Rosa coletânea de textos de Marina Colasanti com direção de Lucas David, com circulação por 28 cidades de Santa Catarina pelo Projeto Baú de Histórias do SESC.
Participou como atriz das Mostras Didáticas da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em várias apresentações pelo Brasil (2003, 2004, 2005).
Realizou locução no Festival de Dança de Joinville em 2009, 2010 e 2011.
Performer no Projeto Artecidade, realizado por Alena Marmo e Jefferson Kielwagen com In-decências, e as metaperformances O Artista Está Presente e Cut Piece (2008)
Direção Teatral para espetáculos: A Tempestade, de William Shakespeare (estreia prevista para março de 2025) da Cia de Teatro da Univille, O Enigma de Cid, da Cia de Teatro da Univille (2022-2023), A Bruxinha que era boa, direção de Angela Finardi (2023-2024 ) da Cia de Teatro do Colégio Univille; Mulheres, da Cia de Teatro da Univille (2019); Sarauzinho: A historia do chorinho para crianças, da Aqueletrio produções (2018 – 2022), Chorinho é 10 – Projeto com 20 episódios com a biografia de grandes compositores de choro (2020). Amor por Anexins da Cia Arte de Cá (2021-atual).
Atuação nos espetáculos da Metamorfose Cia Cênica: A Onça e o Bode, texto de Augusto Pessôa e direção de Sabrina Lermen (2024-atual); Mestres do Tempo, com desenho de dramaturgia de Marco Vasques e direção de Silvestre Ferreira (2023 – atual); Bio (Círculo da Vida) da Metamorfose Cia Cênica (2019- atual), A Princesa Margarida: um musical brincante, texto e direção de Augusto Pessôa (2018-). Atuação na Noite Cultural de Itapoá, promovida pelo Porto Itapoá e Kirinus Produções de (2017- atual). Sarauzinho: A história do chorinho para crianças e Chorinho é 10 – Projeto com 20 episódios com a biografia de grandes compositores de choro (2020- atual) da Aqueletrio Produções (2018 – 2022).
Dramaturgia: Mulheres, da Cia de Teatro da Univille (2019); Sarauzinho: A história do chorinho para crianças, (2018 – 2022) e Chorinho é 10 – Projeto com 20 episódios com a biografia de grandes compositores de choro (2020) da Aqueletrio Produções.
Cantora/backing vocal: nos álbuns Vento Norte, de Prika Lourenço (2021) e A Princesa Margarida: um musical brincante para ouvir (2022), da Metamorfose Cia Cênica. Participação no show Vento Norte de Prika Lourenço – Circulação do pelo Projeto Afro-Cultura do SESC por 09 cidades de Santa Catarina (2024).
Dublagem: As Aventuras da Toninha Babi (animação, personagem Chico, 2022) -Curta premiado no Festival Internacional de Cinema de Joinville como melhor filme da Mostra Infantil Quixotinho e Vida de Golfinho, produzido pelo Projeto Golfinho Rotador (animação, personagem Del, 2023);
Narração de Histórias – produção fonográfica: Contos Populares para Ouvir da Metamorfose Cia Cênica (2020 e 2024); A Princesa Margarida: um musical brincante para ouvir (2022), da Metamorfose Cia Cênica.
Produção: espetáculos da Metamorfose Cia Cênica (2017-atual); Cia de Teatro da Univille (1999-atual); SONORA Festival Internacional de Compositoras edição Joinville (2018), Circulando por Santa Catarina – 25 anos da Pé de Vento Teatro – Produção local/Joinville (2023); Verão Teatral da AJOTE (2020).
Curadora em Editais de Cultura de Santa Catarina na categoria Teatro e Circo (2016,2027); Verão Teatral de Joinville (2024).
Autora: A importância do Centro de Energia de Base na preparação vocal do performer – NEA – Novas Edições Acadêmicas. (2015).
Figurinista e Cenógrafa: Mulheres, da Cia de Teatro da Univille (2019); A Bruxinha que era boa, direção de Angela Finardi (2023) da Cia de Teatro do Colégio Univille; Amor por Anexins da Cia Arte de Cá (2021); Clipe da música Campos Neutrais de Prika Lourenço).
É artista premiada pela Fundação Catarinense de Cultura no Prêmio Trajetórias 2020, que reconhece a trajetória de artistas catarinenses.
Fale conosco!